segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Supermercado


Observem as pessoas durante as compras. Observem principalmente os casais quando fazem compras no supermercado. Eles caminham lentamente entre as prateleiras, comparam preços, escolhem o produto, desistem, levam listas, calculadoras, encarte do concorrente.

É extremamente possível conhecer os hábitos de uma família pelo carrinho de compras do supermercado. Às vezes eu me pego traçando perfis do tipo “este consumidor deve ter três filhos, entre 5 e 15 anos”, “esta mulher mora só”, “este casal já casou todos os filhos e leva farinha com leite condensado pra fazer bolo Filipe pros netos”. Os perfis também variam de acordo com o dia da semana, eu, sempre vou aos domingos pela manhã.

Passeio atenta entre aqueles corredores largos. Crianças choram querendo brinquedos, biscoitos, enlatados, pais justificam desesperados a impossibilidade de compra. No supermercado se vê claramente casos tristes de desigualdade social. Mas é também no supermercado que se vê reencontro, comentários sobre o futebol (por que homem sempre veste camisa de time pra ir ao supermercado?) e casos felizes de casais apaixonados.

Conheci um. Dona Clara e seu Osvaldo. Estão juntos há 46 anos. Quatro filhos. Cinco netos. Um bisneto. O segredo? Ir junto ao supermercado. Disse ela ao meu noivo que quase fez uma entrevista. “Tivemos várias crises. Nos separamos algumas vezes, mas sempre que ele resolvia me acompanhar ao supermercado tínhamos dias mais felizes”.

A verdade é que a ida ao supermercado nos faz observar outras realidades e agradecer pela a que temos. Nos faz observar outras famílias e, ao tentar nos ver inseridos em outros lares concluímos que podemos ser felizes do nosso jeito, na nossa casa. Que deixar de complicar traz felicidade.

Admiro os casais que vão juntos ao supermercado. É um divertimento familiar. É um gesto áspero, enfadonho de conhecer o outro.

Um comentário:

Frank Dantas (fcd@bol.com.br) disse...

Já pensou em publicar esses textos??